Jornada Mundial da Juventude 2016, um evento marcante, emocionante e inesquecível! #parte2

Jornada Mundial da Juventude 2016, um evento marcante, emocionante e inesquecível! #parte2

38 views
0
SHARE

Continuando nossa aventura em Cracóvia…

Na terça-feira, dia 26/07, nosso segundo dia na Polônia e o primeiro dia oficialmente da JMJ.

Logo pela manhã tomamos café no alojamento, nos serviram 2 pães, um com alface e queijo e outro com alface e presunto, hehe, achamos estranho alface logo pela manhã, mas tudo bem, era gostoso.

Alguns do nosso grupo no café da manhã.
Alguns do nosso grupo no café da manhã.

 

Fomos para a igreja ver o transporte para irmos até Cracóvia, chegando lá a notícia não nos agradou :/ o transporte gratuito oferecido pela JMJ só sairia de Gdów no período da tarde e se quiséssemos ir mais cedo teríamos que ir de mini bus, tipo uma van, que fazia a rota Gdów-Cracóvia e tinha um custo. E como queríamos aproveitar ao máximo a JMJ e a nossa viagem, utilizamos desse transporte ‘pago’ todos os dias.

Para volta JMJ disponibilizou alguns ônibus a noite, o último saía às 00:30. E o ponto em que pegávamos era um supermercado (Tesco) quase na saída de Cracóvia, pois os ônibus grandes não estavam circulando pela cidade. Então, tínhamos que correr todos os dias para chegar a tempo nesse supermercado que era bem longe do centro e do Campus Blonia, local dos eventos centrais da JMJ, para conseguirmos ir para o alojamento porque se perdêssemos algum desses ônibus teríamos que passar a noite em Cracóvia, pois não tinha outro meio de transporte Cracóvia-Gdów tarde da noite.
Saímos de Gdów logo cedinho e fomos para Cracóvia, levávamos em torno de 40 minutos nesse trajeto todos os dias. Nosso primeiro plano era ir até a Galeria Krakowska, que ficava no centro e era tipo um “Shopping”, para comprarmos um chip para ficar mais fácil nossa comunicação com o grupo caso algo acontecesse e também com nossos familiares no Brasil. E assim fizemos.

Logo em seguida, fomos conhecer um pouco da cidade. Visitamos algumas igrejas, vimos um castelo que tem no centro da cidade, almoçamos (fast-food, rs)e depois fomos para o Campus Blonia, pois às 17h teria a missa de abertura da JMJ.

Nós em frente a um castelo no centro de Cracóvia.
Nós em frente a um castelo no centro de Cracóvia.

Depois de andar uns bons km, chegamos no Blonia e fomos para o local delimitado para o nosso grupo. Como chegamos um pouco cedo não tinha muita gente e conseguimos um bom lugar para assistir a missa. E para nossa felicidade esse local era bem de frente ao palco! Fomos privilegiados nos eventos no Blonia.

Mas tinha um detalhe importante, sempre que falávamos que íamos para o Blonia, São Pedro mandava a chuva! Isso ficou marcado para o nosso grupo. Mas graças a Deus durante os eventos não chovia.

Assistimos a missa presidida pelo Arcebispo de Cracóvia que foi muito linda. Este dia também foi marcante pelo contato que tivemos com centenas de jovens que estavam a nossa volta, que vinham para tirar foto com peregrinos brasileiros, trocarem lembranças ou apenas para conversar. Foi um dia especial.

Após a missa de abertura da JMJ.
Após a missa de abertura da JMJ.

Depois da missa fomos jantar na praça de alimentação da JMJ, tínhamos tickets para usar nos pontos oficiais. As opções não eram muito boas, mas tínhamos que encarar ou ficar com fome, hehe. A maioria optou por um cachorro quente alemão, que era gigante e a salsicha meio estranha, para mim particularmente não fez muito bem, mas outros adoraram.

Em seguida, partimos rumo a volta para Gdów que era uma aventura. Como não sabíamos ainda como chegar ao supermercado Tesco, o nosso ponto de ida para Gdów, fomos para a Galeria Krakowska e lá procuramos informações de como ir até o supermercado.
Nos informaram o número de um ônibus que tínhamos que pegar, tivemos que andar mais um pouco, mas conseguimos chegar a tempo no Tesco para pegar nosso ônibus.

Chegamos no alojamento bem tarde, cansados e na dúvida do banho, rs. Mas resistimos ao friozinho que estava e a preguiça e tomamos nosso banho gelado e ao ar livre. E finalmente depois, descansamos.

Na quarta-feira, dia 27/07, saímos cedo também, logo após tomarmos o café.

Fomos para Cracóvia e de lá pegamos um trem para Wadowice, cidade natal do Papa São João Paulo II, passamos nosso dia lá.

Uma cidade pequena, linda e encantadora! Lá conhecemos o museu São João Paulo II, que é em uma casa que o Papa morou, um museu lindo e com recordações emocionantes da vida deste Santo Papa.

Foi um dia memorável, com recordações belíssimas de Wadowice.

Nosso grupo em Wadowice.
Nosso grupo em Wadowice.

A volta para Gdów que foi turbulenta, mais uma vez, hehe.
Chegamos em Cracóvia tarde. E infelizmente não tinha mais ônibus disponibilizado pela JMJ para volta, o último saiu às 18:40 e chegamos em Cracóvia por volta das 20h. Como não teve evento oficial da JMJ no Blonia os ônibus para volta saíram mais cedo. Então ligamos no alojamento para ver o que fazer, e a opção que nos deram foi de alugar um ônibus para volta, e assim fizemos. Mas para chegar até o Tesco, tivemos que nos aventurar novamente… Descobrimos que próximo a Galeria passaria um trem dali a poucos minutos, assim corremos até a estação, chegando lá tinham duas plataformas e quando chegamos estávamos no lado errado! Precisamos subir correndo de novo para o outro lado, mas detalhe, dois jovens do nosso grupo, doidos, arriscaram pulando a linha do trem! O restante subiu correndo e desesperados, sabíamos que se perdêssemos esse trem teríamos que passar a noite em Cracóvia, pois não teria outro transporte que nos levaria até o supermercado. Mas apesar de alguns tombos durante a corrida, dores, conseguimos chegar a tempo! Ufa! Foi tenso essa volta, porém muito engraçada, rimos muito quando lembramos da situação.

Chegamos a tempo no supermercado e encontramos mais alguns peregrinos sem transporte de volta, conversamos e falamos do aluguel do nosso ônibus e eles toparam dividir essa despesa com a gente. Logo nosso ônibus chegou e finalmente fomos para Gdów.

O terceiro dia na Polônia chegava ao fim.

Mais emoções e aventuras em breve! 😉

#JMJ2016 #Cracóvia2016

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY